Igbó-Ifá no Brasil: devotos de Òrìşà celebram Òrìşà Ọ̀ṣun no Bosque de Ifá

Igbó-Ifá no Brasil: devotos de Òrìşà celebram Òrìşà Ọ̀ṣun no Bosque de Ifá

Igbo-Ifa, o Bosque de Ifá Orunmila em São Paulo, testemunhou uma grande celebração neste fim de semana para homenagear o significado de Yeye Osun, a Deusa Yoruba. Devotos de Òrisa de todo o Brasil se reuniram em grande número em Igbo-Ifa, o Bosque de Ifá Orunmila de Oba (Ogboni) Adekunle Aderonmu em Aruja, São Paulo, Brasil.

A cerimônia começou com rituais e sacrifícios essenciais aos Orisas, guiados pelo rei Ogboni. Devotos de Osun de várias regiões do Brasil, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, participaram das festividades.

O festival de Osun não apenas celebrava a deusa da água Yoruba, mas também envolvia procedimentos rituais para a adoração de Orisa Osun. Yeye Egbe organizou o festival, que começou cedo no sábado com rituais e sacrifícios a Esu, Ogun e outros Orisas importantes.

Oba (Ogboni) Adekunle Aderonmu, o principal sacerdote e presidente do Centro Cultural Africano, Ile-Ifa, Igbo-Ifa, enfatizou a importância de reconhecer e fazer sacrifícios aos deuses durante os festivais. Ele afirmou: “Esu e Ogun são significativos, e é por isso que realizamos esses procedimentos rituais antes de iniciar o festival de Osun”. O padre discorreu sobre o significado desses rituais preliminares.

O festival de Osun era celebrado modestamente, apresentando ensinamentos, rituais, danças, tambores e encantamentos dedicados aos deuses iorubás.

Iya Egbe expressou: “O festival Osun marca o início de vários outros festivais a seguir. É crucial para todos nós celebrar nossa mãe, Yeye Osun.” O tradicionalista enfatizou a importância de honrar a divindade.

O festival contou com a presença de vários tradicionalistas, entre eles Iya Adriana de Nana, Iya Egbe, Awo Olaoluwa Fuoye, Oluwakemi Aderonmu, Dami Aderonmu, Educadora e Empresária Andrea Guedes, Iya-Abiye-Madalena da Osun, Apetebi-Patrícia Pontes Fernandez, Jornalista Cosme Félix, Babaláwo-Emerson Fernandez, Iyálòrísá Anair de Osun, e muitos outros.

Extraido do site:

Igbó-Ifá In Brazil: Òrìşà Devotees Celebrate Òrìşà Ọ̀ṣun In Ifá Grove

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIAS

Kábíyèsí Oba Adekunlé Aderonmu
Oba Ògbóni Iwashe

Presidente do Centro Cultural Africano, Nigeriano,
nascido em Abeokutá.

Olódùmarè, mo ji loni. Mo wo'gun merin aye.
Igun'kini, igun'keji, igun'keta, igun'kerin Olojo oni.
Gbogbo ire gbaa tioba wa nile aye.
Wa fun mi ni temi. T'aya-t'omo t'egbe - t'ogba, wa fi yiye wa. Ki o f'ona han wa. Wa f'eni - eleni se temi.
Alaye o alaye o. Afuyegegege meseegbe.
Alujonu eniyan ti nf'owo ko le.
A ni kosi igi Méjì ninu igbo bi obi.
Eyiti o ba ya'ko a ya abidun-dun-dun-dun.
Alaye o, alaye o.
Àse.