Celebrando Oba Aderounmu: Filantropo por Excelência, Ícone da Tradição e Cultura Yoruba

Heritagenewsng.com

Por Gbenga Sodeinde.

25 de dezembro foi seu aniversário, mas até agora as pessoas ainda o celebram porque ele torna cada dia especial sendo ele mesmo perto de seu povo. Ele ilumina os momentos mais sombrios da vida de muitas pessoas por meio de seus atos de generosidade, bondade e cuidado com a humanidade.

Todos esses atributos são para Sua Alteza Real, Oba (Ogboni) em todo o mundo Adekunle Aderonmu, o Oniwashe de Iwashe no Brasil, cujo aniversário foi comemorado de forma colorida entre seu povo em sua residência em Saopoulo, Brasil, onde dignitários se reuniram para celebrá-lo.

Oba Aderounmu

Se for perguntado se conheci algum grande homem ou um monarca que viveu toda a sua vida sendo caridoso e gentil com os outros, vou mencionar o nome de Oba Aderounmu um milhão de vezes porque ele é um servo dos pobres. Os voluntários, diriam o mesmo porque para todos nós, você é aquele professor humilde, feliz, amoroso, altruísta e amigo, sim, professor porque você está sempre disposto e paciente para guiar as pessoas pelos caminhos certos e sua vida é uma lição para nós porque aprendemos com suas ações. Você é um rei de fraternidade único com realizações, mas sem arrogância.

Você é a pessoa mais generosa e amorosa a quem todo jovem deveria se apegar. Seu interesse no crescimento e desenvolvimento dos jovens me faz pensar como você arranja tempo para as pessoas, mesmo com suas agendas lotadas. Você é apaixonado por muitas coisas, às vezes eu questiono por que você tem que fazer tanto, mas tudo isso resume quem você realmente é. Ninguém ou definição descreve melhor a palavra intencionalidade além de você. Você é intencional. Você é a melhor definição do que significa ser intencional.

A jornada de alimentar as famílias e cuidar delas neste momento difícil em que as pessoas enfrentam a pandemia mortal não teria sido possível sem você alcançar o objetivo de sustentar os pobres em suas necessidades do seu jeito para as pessoas em seu domínio . Muitos voltaram a sorrir, muitos viveram, muitos ficaram esperançosos porque você lhes deu motivos para ser.

Oba Aderounmu colocando sorrisos no rosto das pessoas através de seus gestos humanitários.

Recordações!
Memórias de mulheres e crianças que dançaram ao som do amor recebido, risos no rosto de quem não conseguia compreender o fato de alguém se lembrar delas, lágrimas que rolaram dos olhos de quem nunca esperou o amor estendido, canções de louvor e ação de graças a Deus da viúva pobre. A realidade que você trouxe porque estava ocupado pensando nos pobres.

Ainda estou falando do Embaixador da Paz na América, Oba Aderounmu, pan-africanista, defensor da cultura e tradição iorubá no Brasil. Ele escreveu muitos livros ensinando e promovendo a cultura e tradições africanas

Entre os livros que ele lançou recentemente estão livros sobre a fraternidade Ifa e Ogboni, que é uma exposição perfeita dos códigos aprofundados da fraternidade Ogboni, que ligava Irunmole Edan e Orunmila-ifa.

Também entre outros livros a seu crédito estão: Filosofia de Ifá como ciência da vida, Identidade removida de nós – Como recuperar nossa auto-estima, enquanto a versão francesa é Ifa Filosofia e ciencia de vida, a idetidade tirade de bos, a sociedade de Ogboni . E sua conexão com a tradição de ifa. Suas saídas criativas são profissionais e cerebrais.

LEIA TAMBÉM  Alawe adverte políticos contra a violência em Ilawe

Baseado no Brasil, América do Sul, Oba Aderounmu, o altamente conceituado Sacerdote de Ifá, dedica sua vida a preservar a cultura e a tradição do povo Yorùbá por vários meios, sem qualquer compromisso.

Por meio de suas várias publicações, ele conseguiu se dedicar muito à preservação da religião tradicional e à promoção da cultura africana, mas, principalmente, sua recente publicação tratou de questões e conhecimento indevido relacionados à Ogboni Society, tradição de Ifá.

A sua recente publicação tem conseguido apresentar, “A Sociedade Ògbóni, e a sua ligação com a tradição Ifá”, com uma abordagem profunda dos aspetos mais importantes e sagrados desta fraternidade, que desempenha um papel fundamental na preservação do património social e normas éticas prescritas por Ò̩rúnmìlà, o primeiro sumo sacerdote de Ifá que revelou as mensagens divinas e preocupações do Ser Supremo – Olódùmarè.

Os livros de Oba Aderounmu apresentam igualmente a importância da Fraternidade Ògbóni perante a sociedade Yorùbá desde a antiguidade africana, com o propósito de manter a paz e a ordem no planeta Terra, através dos princípios filosóficos de Ifá, contando com a importância do caráter humano e padrão ético para o evolução da humanidade.

Oba Aderounmu com sua amada esposa, Falitat Oluwatoyin.

Grande filantropo, ganhador de muitos prêmios e estudioso multilíngue. Nascido em 25 de dezembro de 1964, Oba Aderounmu é CEO do centro cultural da África, Brasil, marido de Falilat Oluwatoyin e pai de Oluwakemi e Arquiteto, Damilola Economista, Engenheiro Motunrayoan e Adedoyin estudante.

Iwo legba mo’lisabi

Omo gbongbo akala

Omo erin jogun ola

Omo osi’lekun pa’lekun de

Aridi ogo loju Ogun Baba t’emi la royin ogun baara fagbe

Ko sohun ti won n se ni meca

T’awa kii se Legba Alake

Won n mumi semi semi ni Meca

Awa n mumi Odo Ogun legba Alake

Won n g’Arafa ni Mecca Awa n gori Olumo l’egba tiwa.

Won bimi L’ake

Mo gbo lenu bi jeje

Won bimi ni Gbagura

Mo gbo lohun bi oje.

Omo ajogberu Maajo, nitori eru nii sini iwofa kii sini yan.

Iwo lomo iku aiye

Omo oro lojo

Omo sise nroju

Omo ogunro

omo obate

omo oba oye

Omo oke Tulu tulu

Ti nbe nigbo asabari

To ba fi ijo ija

E rani sasabari

To ba di ojo ijo

E rani sologun

Asabi ki Ko já

Ologun ki Ko ro

Aderonke ma jini titi o to ki ni.

Aremu ododun Lan rorogbo

Ododun lá rawusa

Ododun lá ri omo obi Lori até

Ododun lá ma ri oo

Lase edumare

Kee gbo, kee to, lase edumare.

Aseyi shamodun, ashamodun Sheree mii, kabiyesi kee gbo, kee também!!!

Desejamos a você, Kabiyesi, um ano memorável e emocionante, agradecemos por tudo que você faz pela humanidade, que Deus continue derramando suas bênçãos de amor, graça, paz, saúde, proteção, sucesso e tudo de bom que você deseja para você mesmo. Permaneça um indivíduo feliz, amoroso e gentil. Um brinde a uma nova era.

Parabéns kabiyesi!o

A foto fala:

Extraido: