Search
Close this search box.

Nova Obra de Oba Adekunle Aderonmu – Èsù

ÈSU A Divindade Essencial Da Cultura Tradicional Yorùbá

A realidade pode ser interpretada por quatro pilares do conhecimento: a ciência, a religião, a filosofia e a arte. Da mesma forma, a vida de cada um se apoia em quatro pontos fundamentais: saúde, prosperidade, vida afetiva, alma. Há um lado oculto, invisível, na vida de todas as pessoas. Este seria o domínio de Èṣù, o grande mensageiro de Olódùmarè. Ao enviar suas mensagens míticas, por meio do oráculo de Ifá, Èṣù amplia a percepção das pessoas ajudando-as a desvendar, aceitar e transformar seus caminhos. Kabiesi Oba Adekunle Aderonmu, autor dos títulos: Ifá: Filosofia e Ciência de vida, A Identidade tirada de nós, A sociedade Ògbóni, agora aborda a figura mítica de Èṣù enquanto divindade essencial da cultura tradicional Yorubá. Ao compartilhar com os leitores a profunda filosofia do Ifá, expressa por meio de versos repletos de ensinamentos, o autor ressignifica o lugar de Ésú. Recorrendo à sabedoria dos ensinamentos de sua família, o autor enfrenta o desafio de deslocar os mitos de Ésù.

A realidade pode ser interpretada por quatro pilares do conhecimento: a ciência, a religião, a filosofia e a arte. Da mesma forma, a vida de cada um se apoia em quatro pontos fundamentais: saúde, prosperidade, vida afetiva, alma.
Há um lado oculto, invisível, na vida de todas as pessoas. Este seria o domínio de Èṣù, o grande mensageiro de Olódùmarè. Ao enviar suas mensagens míticas, por meio do oráculo de Ifá, Èṣù amplia a percepção das pessoas ajudando-as a desvendar, aceitar e transformar seus caminhos.
Kabiesi Oba Adekunle Aderonmu, autor dos títulos: Ifá: Filosofia e Ciência de vida, A Identidade tirada de nós, A sociedade Ògbóni, agora aborda a figura mítica de Èṣù enquanto divindade essencial da cultura tradicional Yorubá. Ao compartilhar com os leitores a profunda filosofia do Ifá, expressa por meio de versos repletos de ensinamentos, o autor ressignifica o lugar de Ésú.
Recorrendo à sabedoria dos ensinamentos de sua família, o autor enfrenta o desafio de deslocar os mitos de Ésù do lugar comum, mostrando como cada ação diária pode estar norteada por um conjunto poético que envolve essa divindade.
Assim como em diversas religiões, o Ifá defende o amor, a delicadeza, a honestidade como formas de tornar o mundo um lugar melhor para viver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIAS

Kábíyèsí Oba Adekunlé Aderonmu
Oba Ògbóni Iwashe

Presidente do Centro Cultural Africano, Nigeriano,
nascido em Abeokutá.

Olódùmarè, mo ji loni. Mo wo'gun merin aye.
Igun'kini, igun'keji, igun'keta, igun'kerin Olojo oni.
Gbogbo ire gbaa tioba wa nile aye.
Wa fun mi ni temi. T'aya-t'omo t'egbe - t'ogba, wa fi yiye wa. Ki o f'ona han wa. Wa f'eni - eleni se temi.
Alaye o alaye o. Afuyegegege meseegbe.
Alujonu eniyan ti nf'owo ko le.
A ni kosi igi Méjì ninu igbo bi obi.
Eyiti o ba ya'ko a ya abidun-dun-dun-dun.
Alaye o, alaye o.
Àse.