ÁFRICA NA ESCOLA
Projeto vem contribuir com a Lei 10.639 onde determina o ensino da história da África e dos afros brasileiros nos currículos escolares.
Conhecer a historia da África e dos afro-brasileiros com olhar africanista contemporâneo é como reconhecer a nossa ancestralidade e resgatar autoestima dos afros descendentes e dando mais um passo na reparação tardia para superação da desigualdade política, econômica e socioambiental e com esta ação promovendo o desenvolvimento humano, social e sustentável através da unidade pela diversidade da sociedade brasileira.
Ações afirmativas com parâmetros curriculares de ensino que prevê a discussão de temas da obrigatoriedade do ensino da Historia e Cultura da África e afro-brasileiras, o projeto vem referendar experiências que podem ser aplicadas em território nacional e que são decisivas na promoção da cidadania, valorizando e respeitando as relações étnicos raciais, isto é, potencializando a elevação da autoestima na promoção da inclusão social através da unidade pela diversidade brasileira.
Idealizar e implementar informações online, nomeadamente na área de educação, com ênfase nos aspectos históricos, artísticos e culturais africanos.
“Através da historia da África, podemos explicar o processo histórico de toda espécie humana. Esta ali toda historia da humanidade, com suas guerras, ódios, preconceitos e luta de classe. Devemos explorar esse conhecimento sobre a África, no qual a historia de todos seja inteligível. Não podemos cair no modo narcisista, seguindo o modelo opressor eurocêntrico ”“Charles Moore” unv. Caribe/pesq. Pan-africanista
“A África é do outro lado da rua e nos falta coragem para atravessá-la”