Search
Close this search box.

ÁFRICA NA ESCOLA

ÁFRICA NA ESCOLA

Projeto vem contribuir com a Lei 10.639 onde determina o ensino da história da África e dos afros brasileiros nos currículos escolares.

Conhecer a historia da África e dos afro-brasileiros com olhar africanista contemporâneo é como reconhecer a nossa ancestralidade e resgatar autoestima dos afros descendentes e dando mais um passo  na reparação tardia para superação  da desigualdade política, econômica e socioambiental e com esta ação promovendo  o desenvolvimento humano, social e sustentável através da unidade pela diversidade da sociedade brasileira.

Ações afirmativas com parâmetros curriculares de ensino que prevê a discussão  de  temas da obrigatoriedade  do  ensino da Historia e Cultura da África  e afro-brasileiras,  o projeto vem referendar experiências  que podem ser aplicadas  em  território nacional e que são decisivas na promoção da cidadania, valorizando e respeitando   as   relações   étnicos raciais,  isto   é,  potencializando a elevação  da  autoestima  na  promoção da inclusão social  através  da unidade pela diversidade brasileira.

Idealizar e implementar informações online, nomeadamente na área de educação, com ênfase nos aspectos históricos, artísticos e culturais africanos.

“Através da historia da África, podemos explicar o processo histórico de toda espécie humana. Esta ali toda historia da humanidade, com suas guerras, ódios, preconceitos e luta de classe. Devemos explorar esse conhecimento sobre a África, no qual a historia de todos seja inteligível. Não podemos cair no modo narcisista, seguindo o modelo opressor eurocêntrico ”“Charles Moore” unv. Caribe/pesq. Pan-africanista

“A África é do outro lado da rua e nos falta coragem para atravessá-la”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIAS

Kábíyèsí Oba Adekunlé Aderonmu
Oba Ògbóni Iwashe

Presidente do Centro Cultural Africano, Nigeriano,
nascido em Abeokutá.

Olódùmarè, mo ji loni. Mo wo'gun merin aye.
Igun'kini, igun'keji, igun'keta, igun'kerin Olojo oni.
Gbogbo ire gbaa tioba wa nile aye.
Wa fun mi ni temi. T'aya-t'omo t'egbe - t'ogba, wa fi yiye wa. Ki o f'ona han wa. Wa f'eni - eleni se temi.
Alaye o alaye o. Afuyegegege meseegbe.
Alujonu eniyan ti nf'owo ko le.
A ni kosi igi Méjì ninu igbo bi obi.
Eyiti o ba ya'ko a ya abidun-dun-dun-dun.
Alaye o, alaye o.
Àse.