Search
Close this search box.

O BRASIL LEVA OS ESPÍRITOS PARA OLOKUN, A Deusa do mar Yoruba aceita

27 de setembro de 2021
Extraido:
BRAZIL TAKES THE SPIRITS TO OLOKUN, The Yoruba Sea goddess Accepts
Leia Texto Original em Ingles.

Por Adeyinka Olaiya / Brasil

Brasil, neste final de semana elevou o espírito divino da OLOKUN, a deusa iorubá do mar. Uma cerimônia espiritual que contou com a presença de respeitáveis ​​Olorisas, Babalawos, Iyanifas do Brasil, aconteceu neste final de semana em Manaus, capital do Amazonas, Brasil.

Tradicionalistas na cerimônia em Manaus.

Em um ritual de canções, encantamentos e danças em ritmos iorubás, a deusa iorubá do mar foi aplacada com apreciações.

Oba Ogboni Iwashe Mundial, Kabiyesi Adekunle Aderounmu na cerimônia.

Os tradicionalistas presentes devolveram os espíritos dos mortos à OLOKUN em espetacular atividade ritual marcada como Asese no Candomblé, que representa o retorno de Iyalorisa Noche Emília De Lisse aos seus ancestrais.

A cerimônia ritual também marcou a presença de importantes dignitários do Brasil, Juízes, Procuradores, Governadores. Ministros, Babalawos. Babalorixas. Embaixadores, Diplomatas e outras personalidades importantes no Brasil e no mundo.

Na religião do candomblé do Brasil, uma versão da religião tradicional iorubá, o Asese é a cerimônia ritual para garantir o retorno dos iniciados mortos de volta aos seus ancestrais.

A falecida líder espiritual, Noche Emília De Lissa morreu há exatamente um ano aos 76 anos, ela era uma devota de Olu-Okun, Yemonja, a deusa do mar, seu Asese foi realizado neste fim de semana no meio do mar com a presença de Importantes Olorisas no Brasil.

Oba Ogboni (Mundial), Kabiyesi Adekunle Aderounmu também esteve presente na ocasião, ele conduziu cerimônias rituais junto com outros notáveis ​​tradicionalistas presentes na ocasião.

Também estiveram presentes alguns dignitários importantes: Cosme feliz (jornalista), Meiry Borges (presidente da Federação umbanda e candomblé, Manaus), juíza da Justiça Federal Jaiza pinto fraxe Dra. Sulamita, Dra. Ana Claudia, Dra. Camila, Dra .Jalili, Dr.Rogério, Dr.Luiz Alberto Nicolas, Dr.Daniel, Dr.Jaise Marine Frsxe. Dra. Tereza Fraxe Vice-Reitora Adjunta (UF) Universidade Federal do Amazonas.

OLOKUN é a deusa do mar, ela é uma Oluweri, metade mulher e metade peixe, ela traz a fertilidade e a prosperidade da sociedade e da vida familiar. Ela tem a capacidade de transformar e sempre carrega a responsabilidade e a preocupação com os outros.Video Player

Na natureza, é simbolizado pelo fundo do mar e é o verdadeiro dono das profundezas do presente, onde ninguém nunca esteve. Representa os segredos do fundo do mar, pois ninguém sabe o que há no mar, exceto OLOKUN.

Também representa a riqueza do mar e da saúde. Olokun é um dos Orixás mais poderosos do culto dos Orixás. Olokun representa conexões com todos os Orixás, ela possui a habilidade de uma mãe espiritual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CATEGORIAS

Kábíyèsí Oba Adekunlé Aderonmu
Oba Ògbóni Iwashe

Presidente do Centro Cultural Africano, Nigeriano,
nascido em Abeokutá.

Olódùmarè, mo ji loni. Mo wo'gun merin aye.
Igun'kini, igun'keji, igun'keta, igun'kerin Olojo oni.
Gbogbo ire gbaa tioba wa nile aye.
Wa fun mi ni temi. T'aya-t'omo t'egbe - t'ogba, wa fi yiye wa. Ki o f'ona han wa. Wa f'eni - eleni se temi.
Alaye o alaye o. Afuyegegege meseegbe.
Alujonu eniyan ti nf'owo ko le.
A ni kosi igi Méjì ninu igbo bi obi.
Eyiti o ba ya'ko a ya abidun-dun-dun-dun.
Alaye o, alaye o.
Àse.